O rico e o Lázaro
Havia um homem rico que vestia roupas muito caras e todos os dias dava uma grande festa. Havia também um homem pobre, chamado Lázaro, que tinha o corpo coberto de feridas, e que costumava largar perto da casa do rico. Lázaro ficava ali, procurando matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do homem rico. E até os cachorros vinham lamber suas feridas.( Explique as crianças que o homem rico vivia uma vida luxuosa e cuidava de si mesmo , sem se importar com o homem pobre e doente que ficava na sua porta pedindo esmolas). Deus quer que você se lembre sempre que foi Deus que te deu todas as coisas e Ele quer que você reparta com os outros. Mas não era essa a atitude deste homem rico, ele era egoísta e só pensava em sí mesmo!
Um dia Lázaro morreu e foi levado pelos anjos para o céu. Lá encontrou Abraão e havia uma linda festa. (Explique que Lázaro não foi para o céu porque ele era pobre e sofria muito com a doença, e sim porque ele havia servido ao Senhor, dependia da provisão de Deus para o seu sustento, mesmo sendo as migalhas que lhe traziam para ele certamente tinha um coração grato a Deus e aprendeu a estar contente em qualquer situação).
E foi assim com Lázaro que morreu e foi levado para o céu. O rico também morreu e foi sepultado.
A sua alma estava solitária, não apareceu nenhum anjo para acompanhál-lo, foi direto para o inferno, a fim de ali suportar o tormento (Lucas 16: 23). Estava sofrendo muito. Podia ver lá longe Abraão e Lázaro ao seu lado. E gritou:
- Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo!
Mas Abraão respondeu:
Deus quer que você faça tudo para Ele e para o próximo com alegria e não por obrigação. Que contribua com amor e não fique querendo receber nada em troca.
Quando você espera que Deus faça alguma coisa e Ele não faz, talvez você se sinta abandonado por Ele. Foi assim que se sentiu o homem rico, mas depois de morrermos não adianta mais querermos mudar de vida. - O rico disse: -” Nesse caso, Pai Abraão, peço que mande Lázaro até a casa do meu pai porque eu tenho cinco irmãos. Deixe que ele vá e os avise para que assim não venham para este lugar de sofrimento.” Mas Abraão respondeu: - Os seus irmãos conhecem as leis de Deus. Que eles a obedeçam!
A Bíblia nos ensina que não devemos nos prender ás riquezas materiais, mas sim buscar a Deus todos os dias, ouvindo os seus ensinamentos. Devemos nos arrepender de nossos pecados, corrigir nossa conduta e buscar o perdão de Deus diariamente. - Isso não adianta – continuou o rico - Mas se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí se arrependerão de seus pecados. - E Abraão respondeu: - Se eles não acreditam nas leis de Deus não vão acreditar, mesmo que alguém ressuscite. Diga: Deus usou pessoas naquela época para ensinar às pessoas qual é a sua vontade. Hoje, ele usa eu e você para levar a mensagem da salvação a todo o mundo. Nós devemos falar de Jesus para todas as pessoas. E precisamos começar a fazer isso já, enquanto as pessoas ainda podem ouvir sobre o amor de Jesus por elas. Vamos orar: Senhor Deus, perdoa os meus pecados, e ensina- me a fazer a tua vontade. Em nome de Jesus. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário